Drex real digital
Home Notícias Drex real digital, banco central revela o nome de sua CBDC
Notícias

Drex real digital, banco central revela o nome de sua CBDC

2.3k

O CBDC brasileiro recebe nome e logotipo oficiais

Drex real digital, Anteriormente conhecida como “real digital”, a moeda digital do banco central brasileiro (CBDC) recebeu seu nome oficial: Drex. Em 7 de agosto, o Banco Central do Brasil emitiu um comunicado à imprensa revelando e explicando a nova marca para seu CBDC. Desenvolvida pelo banco central, a marca “Drex” é um acrônimo: “‘D’ e ‘r’ aludem a Real Digital; o ‘e’ representa eletrônico e o ‘x’ transmite a ideia de modernidade e conexão, o uso da tecnologia de registro distribuído (DLT)”.

Junto com o nome da marca, o banco central revelou a identidade visual do Drex. No logotipo do CBDC, duas setas, incluídas no D maiúsculo, representam a evolução da moeda fiduciária nacional, o real, para sua versão digital, enquanto a transição das cores azul para verde claro representa a mensagem de “transação concluída”.

Projeto do Real Digital e seu Impacto no Brasil

O projeto do Real Digital contará com entidades autorizadas para criar o CBDC, registrado através de uma tecnologia de registro distribuído, semelhante à blockchain. O DREX apoiará operações como compra e venda de títulos públicos, com transações rápidas e suporte da infraestrutura Web3 para gerenciamento de tokens.

O “real tokenizado” será uma representação do Real Digital, gerenciado apenas por instituições financeiras autorizadas. Esse avanço terá um impacto direto na vida dos brasileiros, ampliando os serviços financeiros disponíveis.

“Com o Real Digital, as pessoas poderão obter empréstimos com mais facilidade e terão opções de investimento e seguros mais acessíveis”, disse Araújo. “Nosso objetivo é democratizar produtos financeiros e ampliar a bancarização no Brasil.”

Aplicações Práticas do DREX

O Portal do Bitcoin destacou três casos de uso que o Banco Central está testando, com o piloto concluindo em março.

Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, mencionou a possibilidade de benefícios governamentais, como o Bolsa Família, serem pagos via Real Digital no futuro.

“É viável pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada”, afirmou Serrano, ressaltando o papel da Caixa na digitalização financeira e inclusão social.

O senador Carlos Portinho destacou que o Real Digital poderia permitir que municípios e entidades estaduais mantivessem carteiras de criptomoedas, algo atualmente não previsto em lei.

“O Real Digital será uma realidade e fortalecerá o mercado de criptomoedas, permitindo que entidades públicas tenham suas carteiras digitais”, disse o senador, enfatizando que a tecnologia blockchain aumentará a transparência e supervisão do poder público.

⚠️ Aviso Importante: Este artigo é apenas informativo e não constitui recomendação ou conselho de investimento. Criptomoedas são ativos de alto risco. Consulte um profissional qualificado antes de investir. Leia o disclaimer completo.
Entre no nosso grupo exclusivo de notícias Cripto 👉 WHATSAPP

Artigos relacionados

Paraguai aprova projetos para registro e monitoramento de mineradores de Bitcoin

Câmara de Deputados reforça controle sobre mineração de criptomoedas Em 4 de...

Solana Mobile se prepara para o lançamento do token SKR em janeiro de 2026

A Solana Mobile, subsidiária da Solana Labs, anunciou que lançará o token...

Binance lança “Binance Junior”, nomeia Yi He como co-CEO e aposta em expansão para famílias

A Binance anunciou nesta quarta-feira (3 de dezembro de 2025) uma reestruturação...

Bank of America recomenda investir até 4% em criptomoedas, incluindo Bitcoin

O Bank of America, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, passou...