Drex real digital
Home Notícias Drex real digital, banco central revela o nome de sua CBDC
Notícias

Drex real digital, banco central revela o nome de sua CBDC

O CBDC brasileiro recebe nome e logotipo oficiais

Drex real digital, Anteriormente conhecida como “real digital”, a moeda digital do banco central brasileiro (CBDC) recebeu seu nome oficial: Drex. Em 7 de agosto, o Banco Central do Brasil emitiu um comunicado à imprensa revelando e explicando a nova marca para seu CBDC. Desenvolvida pelo banco central, a marca “Drex” é um acrônimo: “‘D’ e ‘r’ aludem a Real Digital; o ‘e’ representa eletrônico e o ‘x’ transmite a ideia de modernidade e conexão, o uso da tecnologia de registro distribuído (DLT)”.

Junto com o nome da marca, o banco central revelou a identidade visual do Drex. No logotipo do CBDC, duas setas, incluídas no D maiúsculo, representam a evolução da moeda fiduciária nacional, o real, para sua versão digital, enquanto a transição das cores azul para verde claro representa a mensagem de “transação concluída”.

Projeto do Real Digital e seu Impacto no Brasil

O projeto do Real Digital contará com entidades autorizadas para criar o CBDC, registrado através de uma tecnologia de registro distribuído, semelhante à blockchain. O DREX apoiará operações como compra e venda de títulos públicos, com transações rápidas e suporte da infraestrutura Web3 para gerenciamento de tokens.

O “real tokenizado” será uma representação do Real Digital, gerenciado apenas por instituições financeiras autorizadas. Esse avanço terá um impacto direto na vida dos brasileiros, ampliando os serviços financeiros disponíveis.

“Com o Real Digital, as pessoas poderão obter empréstimos com mais facilidade e terão opções de investimento e seguros mais acessíveis”, disse Araújo. “Nosso objetivo é democratizar produtos financeiros e ampliar a bancarização no Brasil.”

Aplicações Práticas do DREX

O Portal do Bitcoin destacou três casos de uso que o Banco Central está testando, com o piloto concluindo em março.

Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, mencionou a possibilidade de benefícios governamentais, como o Bolsa Família, serem pagos via Real Digital no futuro.

“É viável pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada”, afirmou Serrano, ressaltando o papel da Caixa na digitalização financeira e inclusão social.

O senador Carlos Portinho destacou que o Real Digital poderia permitir que municípios e entidades estaduais mantivessem carteiras de criptomoedas, algo atualmente não previsto em lei.

“O Real Digital será uma realidade e fortalecerá o mercado de criptomoedas, permitindo que entidades públicas tenham suas carteiras digitais”, disse o senador, enfatizando que a tecnologia blockchain aumentará a transparência e supervisão do poder público.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

BlockchainNotícias

Nigéria Lidera o Desenvolvimento de IA e Blockchain na África

Nigéria Lidera o Desenvolvimento de IA e Blockchain na África Vamos conferir...

Notícias

Venezuelanos e Argentinos Dependem Fortemente de Criptomoedas

Venezuelanos e Argentinos Dependem Fortemente de Criptomoedas em Meio à Crise Econômica...

AltcoinsNotíciasPolêmica Cripto

Cardano Está Morta?

Cardano Está Morta? Charles Hoskinson Rebate Críticas da BitBoy Crypto! vamos ver...

AltcoinsNotícias

Altcoins para Comprar na Queda do Bitcoin

Capitalizando na Queda do Bitcoin: Quais Altcoins para Comprar na Queda do...