Bankman-Fried
Home Polêmica Cripto Sam Bankman-Fried: O polêmico chefe da FTX “doou fundos de clientes roubados para políticos”
Polêmica CriptoNotícias

Sam Bankman-Fried: O polêmico chefe da FTX “doou fundos de clientes roubados para políticos”

O empreendedor de criptomoedas, Sam Bankman-Fried, que enfrentou controvérsias, é acusado de usar dinheiro de clientes roubados para fazer doações políticas, segundo alegações dos promotores. O jovem de 31 anos, cujo império FTX de £21 bilhões desabou no ano passado, é acusado de fazer contribuições de campanha superiores a $100 bilhões (R$493 bilhões) durante as eleições de meio de mandato dos EUA em 2022.

Alega-se que ele instruiu dois executivos de sua empresa a enviar dinheiro tanto para democratas quanto para republicanos, com o objetivo de evitar limites de contribuição e ocultar a origem dos fundos. Os promotores federais alegam que esse dinheiro veio de clientes da FTX, dos quais bilhões de dólares foram roubados durante sua rápida ascensão ao status de “rei das criptomoedas”. Uma acusação alterada apresentada em Nova York na segunda-feira afirmou que ele usou a influência que acumulou com doações políticas para fazer lobby por “legislação e regulamentação que ele acreditava que facilitaria” para sua empresa continuar aceitando depósitos de clientes e continuar crescendo.

As acusações:

Os executivos que Bankman-Fried supostamente instruiu a fazer as doações não foram nomeados na acusação, mas a Reuters os identificou em outros documentos judiciais como Nishad Singh e Ryan Salame. Singh, ex-chefe de engenharia da FTX, confessou fraude e violações de financiamento de campanha em fevereiro. Ele admitiu ter doado $9,7 milhões (R$ 48 milhões) para candidatos democratas, sabendo que o dinheiro vinha de clientes da FTX. Salame, que estava na unidade das Bahamas da FTX, não foi acusado. Ele doou mais de $24 milhões (£19 milhões) para candidatos republicanos, conforme dados da Federal Election Commission.

Bankman-Fried enfrenta um total de sete acusações de conspiração e fraude, sendo acusado de roubar dinheiro de clientes para cobrir perdas em seu fundo de hedge focado em criptomoedas, Alameda Research. Ele se declarou inocente de todas as acusações. Após sua extradição das Bahamas, onde a FTX tinha sede, em dezembro, Bankman-Fried foi colocado em prisão domiciliar na casa de seus pais na Califórnia. No entanto, um juiz o enviou para a prisão na semana passada por suposta manipulação de testemunhas. Seu julgamento está marcado para começar em 2 de outubro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícias

Deutsche Telekom Se Une ao Indexador de Dados Subsquid

Deutsche Telekom Se Une ao Indexador de Dados Subsquid como Executor de...

Notícias

WhatsApp Permite Criação de Imagens com Meta AI

WhatsApp Permite Criação de Imagens com Meta AI: Um Novo Recurso Inovador...

MemecoinsNotícias

Lucro de 4.100% com Memecoin Trump the Felon (TRUMPFEL)

Lucro de 4.100% com Memecoin Trump the Felon (TRUMPFEL) e Perspectivas de...

Notícias

Sony Lança Corretora de Criptomoedas Através de Subsidiária

Sony Lança Corretora de Criptomoedas Através de Subsidiária: Uma Nova Era no...