O fundador da BitMEX, Arthur Hayes, emitiu uma declaração alertando sobre a stablecoin mais valiosa do mundo, a Tether (USDT).
Arthur Hayes, fundador da BitMEX, comentando o relatório de auditoria mais recente da Tether, argumentou que a empresa fez uma suposição significativa sobre as taxas de juros, representando um risco teórico para a USDT.
De acordo com Hayes, os dados da auditoria sugerem que a Tether acredita que o Fed cortará as taxas de juros no curto prazo. Hayes observou que, nesse cenário, os rendimentos de juros, uma fonte chave de receita da Tether, despencariam, e que a empresa está acumulando agressivamente ouro e Bitcoin para mitigar esse risco.
“A equipe da Tether está apenas iniciando uma grande jogada nas taxas de juros. Lendo a auditoria, vejo que eles acham que o Fed cortará as taxas de juros, o que esmagará sua receita de juros. Em resposta, eles estão acumulando ouro e Bitcoin, que se espera que subam à medida que o valor da moeda cai”, disse Hayes.
No entanto, Hayes argumenta que essa estratégia carrega uma vulnerabilidade significativa. Se essa carteira de ouro e Bitcoin perder aproximadamente 30% de seu valor, o patrimônio da Tether poderia ser completamente eliminado, colocando teoricamente a USDT em risco de falência. Portanto, ele argumentou que grandes investidores e exchanges começariam a exigir acesso em tempo real ao balanço patrimonial da Tether.
Hayes também afirmou que a mídia tradicional rapidamente pegará a discussão, dizendo: “Preparem a pipoca”. Ele também sugeriu que a reação contra Howard Lutnick e Cantor Fitzgerald, os nomes por trás da Tether, poderia se intensificar.