• ethereumEthereum (ETH) $ 3,250.23 2.8%
  • bnbBNB (BNB) $ 607.75 1.24%
  • solanaSolana (SOL) $ 157.88 2.64%
  • usd-coinUSDC (USDC) $ 0.999946 0.05%
  • staked-etherLido Staked Ether (STETH) $ 3,250.88 2.83%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.549285 0.08%
  • the-open-networkToncoin (TON) $ 5.87 5.68%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.504434 0.97%
  • avalanche-2Avalanche (AVAX) $ 39.12 2.14%

Criptomoeda focada em RWA sofre ataque e cai 98%

Foto do autor

Felipe Nascimento

Publicado em

No último sábado (23), a equipe do Curio Ecosystem divulgou que seu ecossistema sofreu um ataque cibernético devido a uma vulnerabilidade em um dos contratos inteligentes. Como resultado, a criptomoeda token Curio Governance (CGT) viu seu valor despencar em 98%.

A equipe solicitou paciência aos investidores enquanto trabalha em um plano de recuperação. Contudo, a reação da comunidade foi majoritariamente negativa, com várias acusações contra os desenvolvedores por suposta fraude.

“Comunicado à nossa comunidade: fomos alertados sobre uma vulnerabilidade de contrato inteligente explorada dentro do nosso ecossistema. O contrato inteligente, inspirado no MakerDAO e implementado na rede Ethereum, foi comprometido”, comunicou o Curio. “Estamos lidando ativamente com essa questão e manteremos todos informados. Asseguramos que os contratos na Polkadot e na Curio Chain permanecem seguros.”

“O incidente afetou apenas uma fração do nosso ecossistema, ressaltando a necessidade de uma infraestrutura multi-cadeia. Pedimos gentilmente que aguardem a divulgação de nosso plano de recuperação.”

O impacto do incidente foi imediato no mercado, com o token da Curio apresentando uma queda de 98% até o momento da redação deste artigo.

Criptomoeda focada em RWA sofre ataque e cai 98%

Após o ataque, o Curio Governance Token (CGT) registrou uma queda de 98%, conforme dados da CoinMarketCap.

Nas redes sociais, o projeto destacou sua atuação na área de RWA (tokenização de ativos reais), um segmento que ganhou atenção após a BlackRock anunciar um fundo dedicado a esse mercado na semana anterior. A brecha de segurança permitiu a criação indevida de 1 bilhão de tokens CGT

De acordo com a firma de segurança Cyvers, a falha de segurança possibilitou a geração de 1 bilhão de tokens CGT, num ataque avaliado em aproximadamente R$ 80 milhões. Embora menor em comparação a outros ataques do setor, o incidente serve como um lembrete dos riscos inerentes.

ALERTA: O Curio Ecosystem sofreu um exploit de $16 milhões por meio de um contrato inteligente baseado no MakerDAO! A exploração ocorreu devido a uma vulnerabilidade de lógica de permissão, que foi aproveitada pelo atacante para criar 1 bilhão de CGT extras”, informou a Cyvers.

Registros indicam que a oferta máxima de CGT deveria ser de 100 milhões de tokens. No entanto, dados de exploradores de blockchain como o EtherScan revelam que o endereço do atacante possui 996 milhões de tokens, sugerindo que os 4 milhões restantes foram vendidos, provocando a queda de valor mencionada.

Leia Também: 

Acompanhe nossa página no youtube

Deixe um comentário