Home Notícias Polícia Federal Promove Evento sobre Apreensão de Criptomoedas
Notícias

Polícia Federal Promove Evento sobre Apreensão de Criptomoedas

1.1k

Polícia Federal Promove Evento sobre Apreensão de Criptomoedas, vamos conferir na integra.

Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos

A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina realizaram a 1ª Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos. Este evento, que abordou temas como a apreensão de criptomoedas, teve início na última quarta-feira (31/7) e terminou nesta sexta-feira (2/8). A conferência ocorreu no Auditório da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) em Florianópolis.

Presença de Autoridades

De acordo com informações do TRF4, o evento contou com a presença de autoridades da Justiça Federal da 4ª Região, do JFSC, do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, entre outros órgãos. O evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e deliberações coletivas, focando na sinergia institucional para a descapitalização das organizações criminosas.

Diálogo entre Judiciário e Polícia

Importância da Cooperação

O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva, destacou a importância da conferência para promover o diálogo entre o judiciário e as polícias judiciárias. Ele afirmou que “a Rede Recupera propõe a cooperação entre todos os atores envolvidos na temática, estabelecendo um novo paradigma para o combate ao crime organizado, através da recuperação de ativos e a descapitalização dessas organizações criminosas”.

Fortalecimento das Instituições

A desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, corregedora Regional do TRF4, ressaltou a relevância do encontro para fortalecer as instituições e promover um ambiente de justiça e segurança mais eficiente e integrado. “A pertinência de temas relacionados à inteligência financeira, recuperação de ativos, apreensão e destinação de ativos virtuais e cadeia de custódia de provas digitais é de grande impacto para a jurisdição federal. Durante a conferência, teremos a oportunidade de elaborar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. A colaboração e a integração entre as nossas instituições são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, disse Vânia Almeida.

Discussões e Resultados

Temas Abordados

A I Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRAJUD TRF 4) discutiu a identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos. O evento, promovido pela Polícia Federal em colaboração com a Justiça Federal da 4ª Região, visou principalmente fortalecer o diálogo entre o judiciário e as polícias.

Papel da Polícia Judiciária

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o coordenador-geral de Repressão à Corrupção, Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro, Alessandro Lopes Maciel, declarou que “o efetivo resultado da recuperação depende da sinergia de diversos órgãos e instituições, e a polícia judiciária exerce papel fundamental na identificação e constrição dos ativos”.

Apreensão de Criptomoedas

Vale destacar que a polícia tem atuado em vários crimes, tanto de esfera federal quanto estadual. Em muitos casos, houve a apreensão de criptomoedas de pessoas envolvidas no crime organizado. A colaboração entre as diferentes esferas do sistema de justiça e segurança pública é essencial para enfrentar os desafios associados à apreensão e gestão de ativos digitais.

Integração e Cooperação

A 1ª Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos foi um passo significativo para a integração e cooperação entre o judiciário e as polícias. A discussão sobre a apreensão de criptomoedas e a recuperação de ativos fortalece a capacidade das instituições em combater o crime organizado e promover a justiça.

Perspectivas Futuras

A colaboração contínua entre os diferentes órgãos e a adoção de novas tecnologias e estratégias são fundamentais para aprimorar a eficácia das ações de combate ao crime financeiro. Eventos como este são essenciais para o desenvolvimento de soluções conjuntas e para a construção de um sistema de justiça mais robusto e eficiente.

Este artigo, otimizado para SEO, fornece uma visão detalhada sobre a conferência promovida pela Polícia Federal e o TRF4, destacando a importância da cooperação institucional na apreensão de criptomoedas e na recuperação de ativos.

Veja Também:

Acompanhe nossa página no youtube

⚠️ Aviso Importante: Este artigo é apenas informativo e não constitui recomendação ou conselho de investimento. Criptomoedas são ativos de alto risco. Consulte um profissional qualificado antes de investir. Leia o disclaimer completo.
Entre no nosso grupo exclusivo de notícias Cripto 👉 WHATSAPP

Artigos relacionados

Bitcoin Entra em Semana Decisiva: Data Crítica no Mercado de Opções Pode Agitar os Preços

Analistas de mercado identificaram uma data decisiva para o mercado de opções...

Banco Central Vai Rastrear Seu Bitcoin em 2026

Em um movimento que equilibra inovação com segurança financeira, o Banco Central...

Grok revela projeção ousada para o Bitcoin até junho de 2026 e deixa investidores impressionados

Em meio à volatilidade recente do mercado cripto, com o Bitcoin (BTC)...

Itaú Recomenda Alocação de 1% a 3% em Bitcoin nas Carteiras de Investimento para 2026

O Itaú , maior banco privado do Brasil, divulgou um relatório recomendando...