• ethereumEthereum (ETH) $ 3,250.23 2.8%
  • bnbBNB (BNB) $ 607.75 1.24%
  • solanaSolana (SOL) $ 157.88 2.64%
  • usd-coinUSDC (USDC) $ 0.999946 0.05%
  • staked-etherLido Staked Ether (STETH) $ 3,250.88 2.83%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.549285 0.08%
  • the-open-networkToncoin (TON) $ 5.87 5.68%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.504434 0.97%
  • avalanche-2Avalanche (AVAX) $ 39.12 2.14%

Robert Kiyosaki manifesta preocupações sobre o Bitcoin ser potencialmente um golpe, contudo continua a investir nele

Foto do autor

Felipe Nascimento

Publicado em

Robert Kiyosaki, conhecido por seu livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, demonstra grande apreço por ativos limitados, como ouro, prata e Bitcoin. Ele anunciou na segunda-feira (25) sua intenção de adquirir mais 10 bitcoins antes do próximo halving, que está agendado para 20 de abril.

Na terça-feira seguinte (26), o escritor gerou controvérsias ao sugerir que o Bitcoin poderia ser um golpe ou mesmo parte de um esquema de pirâmide.

A postura ambivalente de Kiyosaki pode ser interpretada como uma cautela, sugerindo que o comentário serve como um alerta para o caso de o Bitcoin vir a falhar, algo do tipo “eu avisei sobre os riscos”. Por outro lado, essa abordagem também pode ser vista como um indicativo de sua mente aberta e distanciamento de extremismo.

Em uma conversa franca, na qual questionou e respondeu a si mesmo, Robert Kiyosaki discutiu sobre Bitcoin, dólar, BRICS, entre outros temas relacionados a investimentos. Apesar de declarar seu amor pelo Bitcoin, o autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ se mostrou cauteloso.

Ele expressou preocupações, mas destacou que “o Bitcoin não é mais um golpe ou um esquema de Ponzi do que o dólar americano, o euro, o iene ou qualquer outra moeda ‘fictícia’ ou fiduciária”.

Kiyosaki não detalhou completamente sua visão, mas parece referir-se à valorização que atribuímos aos ativos. Em essência, dólares, ouro ou Bitcoin têm seu valor reconhecido por nós, que aceitamos papel, metal ou bits digitais em troca de bens e serviços – uma prática que, sob análise criteriosa, pode parecer irracional. Esse conceito é conhecido como realidades coletivas imaginadas.

Contudo, Kiyosaki tem razões convincentes para continuar investindo em Bitcoin, considerando-o um ativo superior às moedas estatais emitidas de forma descontrolada. Prosseguindo em seu debate interno, ele argumenta que tanto o dólar quanto o bitcoin são sustentados por redes sólidas, em contraste com outras criptomoedas que, segundo ele, não sobreviverão.

Ele relembra uma afirmação feita há 27 anos em ‘Pai Rico, Pai Pobre’: “Aqueles que poupam (dinheiro falso) são perdedores”. E aconselha: “Por favor, não seja um perdedor. Guarde ouro de verdade, prata de verdade e Bitcoins de verdade.”

Leia Também:

Acompanhe nossa página no youtube

Deixe um comentário